Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/11/2018

18 de Novembro de 2018

Lideranças discutem desafios da evangelização dos jovens em evento nacional

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Novembro de 2018

Lideranças discutem desafios da evangelização dos jovens em evento nacional

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

27/11/2013 10:39
Por: Jovens Conectados

Lideranças discutem desafios da evangelização dos jovens em evento nacional 0

Lideranças discutem desafios da evangelização dos jovens em evento nacional  / Arqrio

Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil, organizado pela CNBB, propõe que lideranças jovens e adultas intensifiquem ações relacionadas à juventude.

Jovens, adultos, consagrados, sacerdotes, bispos e membros de expressões juvenis de todo o Brasil se reunirão em Brasília (DF) para descobrirem juntos pistas de fortalecimento da evangelização da juventude no Brasil para os próximos anos. O encontro é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), da CNBB, e acontecerá de 11 a 15 de dezembro.

Cerca de 500 participantes irão avaliar as ações já feitas e refletir sobre ações futuras para que a Igreja no Brasil e as expressões juvenis possam colher concretamente os frutos dos acontecimentos relacionados à juventude ocorridos nos últimos dois anos – como a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, os Bote Fé nas dioceses, os Seminários Nacionais de Jovens, a Campanha da Fraternidade, a JMJ Rio2013, as manifestações populares ocorridas em junho e as diversas atividades das expressões que trabalham com juventude no país.

O encontro se divide em três partes: “A realidade que nos desafia”, “A Igreja que nos ilumina” e “As pistas de ação que nos renovam”. Haverá palestras e reuniões em grupos, quando os participantes apontarão os principais desafios da Igreja e sugestões para a evangelização da juventude no país. A síntese dessas respostas servirá para a elaboração das pistas de ação, que serão apresentadas no último dia de encontro.

Durante o evento, haverá ainda uma mesa redonda com jovens sobre a identidade da Igreja Católica com a juventude, momento no qual poderão apresentar sugestões à Igreja do Brasil. Uma das atrações do encontro será a noite cultural, que contará com a presença de autores de livros sobre a temática da juventude. Haverá, ainda, o lançamento da edição brasileira do livro “Civilização do Amor: projeto e missão”, já publicado em espanhol, para o trabalho junto aos jovens da América Latina.

Quem estará presente

Para melhor aproveitamento dos debates, o encontro é destinado a um público bem diversificado. Estarão presentes o adulto responsável da evangelização da juventude diocesana; um jovem líder que represente o conjunto de expressões juvenis na diocese; assessores nacionais adultos de cada expressão juvenil (movimentos, Pastorais da Juventude, novas comunidades); assessor adulto de congregação religiosa que trabalha com juventude; e a coordenação nacional de cada expressão juvenil.

Além destes, acompanharão o encontro os bispos referenciais da juventude nos Regionais da CNBB, a Equipe Jovem de Comunicação, a Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional e a Equipe de Subsídios, ligados à CEPJ. Foram ainda convidados os referenciais regionais para as questões da JMJ, o coordenador nacional dos Centros e Institutos de Juventude, o coordenador da Pastoral Presbiteral do Regional e os coordenadores nacionais de algumas pastorais afins.

Materiais de preparação

A CEPJ recomendou aos participantes do encontro uma leitura prévia dos materiais que servirão como instrumento de trabalho do evento, de maneira a participar ativamente das discussões.

Os documentos estão disponíveis aqui.


Serviço

Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil

Data: 11 a 15 de dezembro de 2013

Local: Colégio Dom Bosco – Brasília (DF)

Endereço: W3 Sul, quadra 702, bloco A (Asa Sul) - Brasília/DF

Programação: será divulgada na semana do evento

Contatos assessoria: Gracielle Reis (21) 96533-6996 / Durante o encontro: (61) 8202-5877

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.