Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2018

16 de Dezembro de 2018

“A transmissão da fé é sempre pessoal e testemunhal”, diz Dom Leonardo

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2018

“A transmissão da fé é sempre pessoal e testemunhal”, diz Dom Leonardo

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

20/11/2013 14:41 - Atualizado em 20/11/2013 15:59
Por: Carlos Moioli

“A transmissão da fé é sempre pessoal e testemunhal”, diz Dom Leonardo 0

“A transmissão da fé é sempre pessoal e testemunhal”, diz Dom Leonardo / Arqrio

A transmissão da fé é sempre relação, é pessoal, pessoa-pessoa, é testemunhal, disse o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, na Cidade do México, no encerramento da Peregrinação e Encontro “Nossa Senhora de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização no Continente Americano”, promovido pela Pontifícia Comissão para a America Latina (CAL).

Realizado de 16 a 19 de novembro, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, o encontro reuniu 300 participantes convidados, entre bispos, presbíteros, religiosos e leigos, e mais de 300 congressistas da arquidiocese mexicana, que refletiram sobre os desafios da Nova Evangelização.

>> Confira discurso de Dom Leonardo Ulrich

Representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo abordou o tema “Anunciar transbordando de gratidão e alegria. Principais prioridades e acentuações da Missão Continental para a Igreja no Brasil”.

Acolhendo o apelo da Conferência de Aparecida, disse o secretário geral, a Igreja Católica no Brasil lançou em 2008 o Projeto Nacional de Evangelização “O Brasil na Missão Continental”, que desde então vem acontecendo inúmeras iniciativas para avançar na dinamização da missão permanente.

Entre elas, a realização das semanas missionárias, retiros, encontros de formação missionária nas dioceses; a contribuição valiosa das Santas Missões Populares, a campanha “Um milhão de Bíblias”, a disseminação da “capelinha missionária”, vários subsídios e a realização de seminários abordando temáticas próprias da Missão Continental: “Igreja, comunidade de comunidades: experiências e avanços” (2008) e a “Semana Brasileira da Missão Continental” (2010).

Missão Continental

Dom Leonardo lembrou que a Assembleia Geral de 2011, ao aprovar as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, confirmou a continuidade da proposta da Missão Continental, indicando cinco urgências na evangelização: Igreja em estado permanente de missão, Igreja: casa da iniciação à vida cristã, Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, Igreja: comunidade de comunidades, Igreja a serviço da vida plena para todos.

“As Diretrizes têm dinamizado a ajuda às Igrejas particulares, incentivando à missão popular, à pastoral da visitação, ao planejamento pastoral. Uma atenção especial vem sendo dada à realidade urbana, à pastoral ambiental, e principalmente o tema da paróquia missionária”, disse, pontuou.

Dom Leonardo destacou ainda que a Missão Continental tem despertado as Igrejas particulares para a missão, onde os leigos sempre mais assumem a vida recebida no batismo de serem discípulos missionários. E que muitos bispos, em atenção aos ensinamentos do Papa Francisco, tem procurado realizar visitas missionárias. Enquanto leigos, presbíteros, religiosas e religiosos fazem a visita às famílias, o bispo visita os mais necessitados como os doentes.

“As Diretrizes para Evangelização buscam expressar a Missão Continental que ajuda no processo de amadurecimento da Igreja no seu caminhar para um ‘estado permanente de missão’ em todo o Brasil”, concluiu Dom Leonardo.

Leia Também:
Dom Orani participa de encontro promovido Pontifícia Comissão para a América Latina em Guadalupe

"A nossa missão primordial é transmitir a fé"

Íntegra da conferência de Dom Orani

Encontro foi aberto com uma vídeo mensagem do Papa Francisco

Fotos: Carlos Moioli


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.