Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2018

16 de Dezembro de 2018

Dom Orani participa de encontro promovido Pontifícia Comissão para a América Latina em Guadalupe

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2018

Dom Orani participa de encontro promovido Pontifícia Comissão para a América Latina em Guadalupe

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

17/11/2013 20:35 - Atualizado em 17/11/2013 21:10
Por: Andréia Gripp (andreiagripp@testemunhodefe.com.br)

Dom Orani participa de encontro promovido Pontifícia Comissão para a América Latina em Guadalupe 0

Dom Orani participa de encontro promovido Pontifícia Comissão para a América Latina em Guadalupe / Arqrio

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, proferiu uma palestra no primeiro dia do encontro e peregrinação ao Santuário mariano de Guadalupe, no México. Com o tema “Nossa Senhora de Guadalupe, estrela da nova evangelização no continente americano”, o evento é promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina, de 16 a 19 de novembro.

Reunindo mais de 300 participantes, incluindo cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, membros de movimentos eclesiais e leigos da América do Norte, Central e sul, o evento tem como objetivo falar sobre os desafios impostos pela nova evangelização para esses países e compartilhar experiências de enriquecimento mútuo.

Dom Orani falou aos participantes sobre "A Missão Continental à luz do Novo Pontificado de sua Santidade Francisco e dos conteúdos do Magistério Pontifício no Ano da Fé".

"Sou testemunha de que este tempo propiciou um encontro de discípulos missionários com Cristo. Discípulos missionários que, impregnados do entusiasmo e da coerência de quem se deixa conduzir pela ação do Espírito Santo, receberam o mandato de Jesus: 'Ide e fazei discípulos entre as nações!' ", afirmou Dom Orani no início de sua palestra, que, segundo ele, se fundamentou na Carta Encíclica “Lumen Fidei” e nos discursos e palavras do Papa Francisco no Brasil, sobretudo durante a Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro.

"Neste momento em que restam poucos dias para findarmos este tempo fecundo do Ano da Fé, devemos renovar nossa consciência de que o seguimento de Jesus Cristo deve ser essencialmente missionário. Assim, devemos recordar que nossa missão primordial é transmitir a Fé através do testemunho eficaz de nossa vida cristã, proporcionado ao nosso próximo, pelo contato pessoal, um encontro com Cristo", frisou o arcebispo.

Leia aqui a conferência completa que Dom Orani proferiu em Guadalupe.


Reflexão e troca de experiência

O encontro foi aberto com uma vídeo-mensagem do Papa Francisco, na qual destacou o Documento de Aparecida “que propõe colocar a Igreja em estado permanente de missão, realizar ações de índole missionária, mas, em contexto mais amplo, uma ação missionária global: que todas as atividades das Igrejas locais tenham caráter missionário". O Pontífice concluiu sua vídeo-mensagem agradecendo a todos pelo seu empenho na Missão Continental. E exortou os discípulos missionários a manterem o tesouro da fé, que deve ser transmitido, e tornarem conhecido o nome de Jesus.

Também o presidente da  Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, que preside o encontro, falou aos participantes. Sua conferência teve como tema "O significado da atual pontificado para as Américas". 

Em grupos presididos por um cardeal ou um bispo serão expostas, durante o encontro, as diversas experiências no campo da evangelização.  A oração durante a vigília mariana em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe, na sefunda-feira, dia 18 de novembro, e a celebração do Ano da Fé na América Latina, no dia 19, encerrarão a reunião.



Fotos: Carlos Moioli







Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.