Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12/11/2018

12 de Novembro de 2018

Bispos participaram de curso sobre novas tecnologias

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

12 de Novembro de 2018

Bispos participaram de curso sobre novas tecnologias

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/11/2013 16:11 - Atualizado em 08/11/2013 16:17
Por: Nathalia Cardoso (nathalia@testemunhodefe.com.br)

Bispos participaram de curso sobre novas tecnologias 0

Bispos participaram de curso sobre novas tecnologias / Arqrio

Cerca de 80 bispos do Brasil reuniram-se, de 4 a 8 de novembro, em Recife (PE), para debater os desafios da evangelização no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias. O Curso de Comunicação para os Bispos foi promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e teve como tema central a “Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teórico-prática”.

Estiveram presentes os presidentes do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, e da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, fez a abertura do encontro e dirigiu uma mensagem aos participantes.

Dom Claudio Maria Celli abordou a “Comunicação e evangelização na era digital”. O bispo citou o Papa Francisco como exemplo de uma comunicação audaciosa e eficaz. “O Papa captou profundamente esse conceito. Ele comunica de forma simples e direta. Por meio dos seus gestos, ele dá esperança a muita gente”, observou.

Dom Celli falou ainda da importância da interação por meio da comunicação com outras culturas. “Vivemos numa sociedade muito cultural e religiosa, e é preciso manter um diálogo profundo e respeitoso com o outro, pois ele também pode enriquecer o meu caminho”, disse.

O curso foi composto de painéis voltados ao diálogo e revisão de teorias comunicacionais da era digital na cultura da evangelização. Entre os palestrantes esteve o padre jesuíta e diretor da revista “Civiltà Cattolica”, Antonio Spadaro.

Os bispos também puderam participar de laboratórios para praticar e conhecer as técnicas de produção em jornal, impresso e online, programas de rádio, internet e mídias sociais digitais. O assessor da Rede de Informática da Igreja no Brasil (Riibra), padre Clóvis Andrade Melo, acompanhou os trabalhos.

“O curso foi bem elementar, com instruções para a criação de conta de email, configuração da parte estética e visual dos correios eletrônicos. Além disso, foram oferecidas dicas práticas de cada ferramenta, como as mídias sociais digitais, entre elas o Facebook, modos de compartilhamento, de integração e interatividade”, explicou o sacerdote.

Fonte: CNBB e Zenit

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.