Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2018

16 de Dezembro de 2018

A Igreja no Mundo dos esportes

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2018

A Igreja no Mundo dos esportes

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

24/10/2013 17:13 - Atualizado em 24/10/2013 17:21
Por: Bruno Tortorella e Nathalia Cardoso

A Igreja no Mundo dos esportes 0

A Igreja no Mundo dos esportes / Arqrio

O Departamento de Cultura e Esporte, criado em 2011 pelo cardeal Gianfranco Ravasi dentro do Pontifício Conselho para a Cultura, realizou, nos dias 20 e 21 de outubro, uma conferência internacional sobre o tema “Católicos no mundo do esporte". O evento, ocorrido no Vaticano, contou com a participação de desportistas, sacerdotes, religiosos, associações esportivas católicas e leigos vindos de diversas partes do mundo. Representando a Arquidiocese do Rio, esteve presente o padre Leandro Lênin, que será o coordenador católico das Olimpídadas de 2016.

No encontro, foi discutida a relação benéfica entre a Igreja e o esporte, dentro do contexto da Nova Evangelização. O seminário teve como objetivo, através da reunião desses diversos grupos religiosos envolvidos com o esporte e pessoas afins, discutir de que forma a religião e o esporte, abordando diferentes aspectos humanos, podem oferecer benefícios às pessoas.

"Gratuidade e liberdade são características do esporte que no sentido mais amplo e criativo do termo pertence à essência da humanidade. Por isso, quem crê deve entender melhor o verdadeiro significado do esporte e o esporte deve ser uma analogia para falar sobre a fé", afirmou o cardeal Ravasi.

Partindo da ideia desta conferência, o presidente da Fundação João Paulo II pelo Esporte, Eddio Constantinni, que pensa a formação dos jovens a partir de atividades esportivas, pretende criar, em 2015, um congresso internacional para debater estas questões.

 Confraternização

Como gesto simbólico, os participantes da conferência participaram dos “100 Metros de Corrida e de Fé”, na manhã de domingo. Famílias, sacerdotes, e atletas, como o medalhista Jason Gardener, participaram da corrida. Eles foram recepcionados pelo Papa Francisco às portas da Casa de Santa Marta.

 Arquidiocese se prepara para Jogos Olímpicos

Devido ao sucesso da trégua olímpica, realizada nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Arquidiocese do Rio criou o projeto pastoral e religioso “100 dias de Paz”. Seguindo os moldes do trabalho realizado em Londres, a campanha engloba atividades a serem realizadas antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com a finalidade de atingir jovens, atletas e o público em geral.

Segundo o padre Leandro Lênin, coordenador do projeto, o lançamento se deu durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, quando o Papa Francisco abençoou os símbolos: a Cruz Olímpica e o Ícone da Paz, no Palácio da Cidade, em Botafogo, no dia 25 de julho.

Legenda da foto: James Parker, coordenador católico das Olimpíadas de Londres, em 2012, e padre Leandro Lenin durante a corrida em Roma

Fotos: CNS photo/Paul Haring e padre Leandro Lênin

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.