Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/11/2018

17 de Novembro de 2018

Círio de Nazaré leva 2 milhões de pessoas às ruas de Belém do Pará (PA)

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Novembro de 2018

Círio de Nazaré leva 2 milhões de pessoas às ruas de Belém do Pará (PA)

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

13/10/2013 19:59 - Atualizado em 13/10/2013 20:26
Por: Círio de Nazaré Oficial

Círio de Nazaré leva 2 milhões de pessoas às ruas de Belém do Pará (PA) 0

Círio de Nazaré leva 2 milhões de pessoas às ruas de Belém do Pará (PA) / Arqrio

Ao celebrar neste domingo, 13 de outubro, a 221ª edição do Círio de Nazaré, uma procissão de aproximadamente 2 milhões saiu às ruas de Belém do Pará (PA) para acompanhar a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré por um trajeto com quase quatro quilômetros de extensão, da Igreja da Sé até a Basílica Santuário. 

O povo paraense começou cedo sua peregrinação, por volta das 6h30, uma procissão cheia de emoção, fé e repleta de agradecimento pelas inúmeras graças alcançadas pela intercessão de Maria, Mãe de Jesus.

Antes da procissão, em frente a Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, às 5h, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira presidiu uma missa, em seguida os fiéis saíram em procissão, que está prevista para chegar às 12h, na Praça Santuário de Nazaré, onde ocorre a celebração final que marca o encerramento da caminhada.

Após a grande procissão, a Imagem da Virgem ficará exposta no altar da Praça Santuário para a visita dos fiéis durante os 15 dias da quadra nazarena.

História

No Pará, a devoção à Virgem nasce com a história do caboclo Plácido, que encontrou a pequena Imagem de Nossa Senhora de Nazaré às margem do Igarapé Murutucu, que corria pela atual travessa 14 de Março, onde hoje ficam os fundos da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Imaginando que algum devoto da cidade de Vigia havia esquecido a Imagem ali, levou-a para casa. No dia seguinte, não a encontrou. Ela havia retornado ao igarapé. Nova tentativa, novo retorno da Imagem ao nicho que havia escolhido. A Imagem, então, teria sido levada para a Capela do Palácio do Governo da Província, onde ficou guardada por escolta. De manhã, não havia nada na Capela, a Imagem havia retornado ao igarapé. Obedecendo aos desejos da Virgem, à beira do igarapé foi construída uma ermida, que deu início à romaria e à devoção do povo paraense à Virgem de Nazaré.

A primeira procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. Na noite anterior, a Imagem da Santa havia sido transferida de sua ermida na Estrada do Utinga para o Palácio do Governo, com toda a pompa da época, com 1.932 soldados da Milícia participaram do cortejo. A mobilização foi grande, tinha gente de toda a redondeza de Belém atraída pela feira que o governador determinou que fosse instalada no terreno que circundava a ermida, para a venda de produtos regionais. Desde a sua instituição, até 1881, a procissão saia da Capela do Palácio do Governo.

O Círio passou a ser realizado pela manhã em 1854, uma adequação feita por conta das fortes chuvas que aconteciam durante a tarde. A partir de 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral da Sé, o que acontece até hoje.

O segundo domingo de outubro ficou definido como o dia de realização da procissão do Círio, em 1901. No Círio 200, em 1992, a Imagem que saiu na procissão foi a Imagem Original encontrada por Plácido. Até o ano de 1999, a Missa foi celebrada no interior da Igreja, como a cada ano aumentava mais a participação do povo, a partir do ano 2000, a pedido do Padre José Gonçalo Vieira, Vigário da Cúria Arquidiocesana, a missa passou a ser celebrada em um tablado em frente à Catedral da Sé.

Mais notícias do Círio de Nazaré

Fotos: Portal FNC

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.