Arquidiocese do Rio de Janeiro

36º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12/12/2018

12 de Dezembro de 2018

Convocação do Sínodo dos Bispos revela a preocupação da Igreja com a família

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

12 de Dezembro de 2018

Convocação do Sínodo dos Bispos revela a preocupação da Igreja com a família

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/10/2013 20:53 - Atualizado em 09/10/2013 11:53
Por: Nathalia Cardoso (nathalia@testemunhodefe.com.br)

Convocação do Sínodo dos Bispos revela a preocupação da Igreja com a família 0

Convocação do Sínodo dos Bispos revela a preocupação da Igreja com a família / Arqrio

O bispo auxiliar do Rio e referencial da Pastoral Familiar no Regional Leste 1 da CNBB, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, acredita que a convocação dos bispos para a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, a acontecer em 2014, revela a preocupação da Igreja com a família, que será o tema dos debates.

“A família é chamada de Igreja doméstica. Não só porque ali existem pessoas que frequentam a Igreja, mas porque a Igreja doméstica é aquela na qual os pais cumprem com a principal missão que eles têm: a de ajudar seus filhos a serem homens e mulheres de fé”, explicou ele.

Segundo Dom Antonio, em 1981 houve um sínodo sobre a família, que gerou o documento que ilumina o trabalho da Pastoral Familiar no mundo inteiro: a Exortação Apostólica Familiaris Consortio. E ele acredita que a partilha entre bispos, e entre bispos e leigos é fundamental para a missão e a manutenção da natureza da Igreja. Por isso os bispos se reúnem em sínodos, desde o Concílio Vaticano II, em 1961.

“O Papa agora nos dá uma grande notícia de que o primeiro sínodo que ele convoca, de caráter extraordinário – o próximo seria só em 2015 – é justamente sobre a família, os desafios que a família enfrenta em termos de pastorais, e também do seu papel evangelizador”, afirmou ele.

Para ele, este fato revela que o Papa quer que os bispos, através dessa assembleia extraordinária, procurem soluções pastorais para que a família possa, dentro da Igreja, e a partir da Dela, cumprir com o seu papel.

Convocação

O Papa Francisco convocou nesta terça-feira, 8 de outubro, a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, com o título: “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

O Sínodo será no Vaticano, de 5 a 19 de outubro de 2014 e seu novo secretário é Dom Lorenzo Baldisseri, nomeado por Francisco em 21 de setembro passado. Dom Lorenzo foi Núncio Apostólico no Brasil de 2002 a 2012, quando se tornou Secretário da Congregação para os Bispos, chamado por Bento XVI. O arcebispo foi também secretário do Conclave que elegeu Papa Francisco.


Colaboração: Marcylene Capper (jornalismo Rádio Catedral)

Leia Também:

Papa convoca Sínodo sobre a família




Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.