Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 14º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 01/08/2014

01 de Agosto de 2014

Manto de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

01 de Agosto de 2014

Manto de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/09/2013 00:00 - Atualizado em 09/09/2013 01:28
Por: Carlos Moioli

Manto de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém 0

Manto de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém / Arqrio

O manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em peregrinação pelo Rio de Janeiro, é o mesmo usado no Círio de Belém do ano passado. Concebido por Rosa Arraes e criado por Carlos Amílcar, foi inspirado em elementos regionais e religiosos, e utiliza composições que representam passagens bíblicas e elementos do próprio Círio. A Corda é um dos símbolos presentes. A aplicação, em forma de um torçal banhado em ouro, demonstra a corda que enlaça e protege a berlinda durante a grande procissão.

Ao centro do manto fica o Resplendor, que tem uma letra "M" em ouro. A peça é inspirada no capítulo 12 do Livro do Apocalipse. A lua e a coroa auricular de 12 estrelas são representadas pelo medalhão, e os bordados representam os raios de sol, em cujo esplendor estava a figura da mulher descrita na visão apocalíptica.

Bordado em veludo alemão branco, o manto tem como base feixes de rosas vermelhas e lírios brancos entrelaçados, que lembram figuras semelhantes que estão gravadas nas portas da Basílica de Nazaré.

Já o broche do manto é uma réplica da porta do altar lateral da Basílica. Na peça, ramos de rosas vermelhas se unem aos lírios brancos sobre uma cruz, que tem em seu centro o símbolo do "Sagrado Coração de Jesus".



* Fotos: Gustavo de Oliveira

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.