Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 24/06/2017

24 de Junho de 2017

UERJ: Muito além das aparências!

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

24 de Junho de 2017

UERJ: Muito além das aparências!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

16/02/2017 15:57 - Atualizado em 16/02/2017 15:57

UERJ: Muito além das aparências! 0

16/02/2017 15:57 - Atualizado em 16/02/2017 15:57

Um mundo cultural vasto

A Uerj é muito mais do que simplesmente ensino e pesquisa.

A Uerj tem um lado cultural e de extensão que vão além daquilo que possa imaginar a sua vã filosofia.

Existe uma sub-reitoria que se denomina de Extensão e Cultura. Internamente, chamamos de SR-3. Nela estão contidos o CTE, o Departamento Cultural, o Departamento de Extensão e a Universidade Aberta da Terceira Idade. Cada um deles é responsável em gerir aquilo que a Uerj devolve à sociedade do Estado do Rio de Janeiro em forma de cultura e desenvolvimento social.

CTE

“Suas principais atividades são: produção de vídeos educativos, científicos e culturais, produção de programas de TV, produção de programas de rádio, gravações em vídeo de atividades institucionais, webrádio e webtv, videoteca, cursos na área de produção de TV e vídeo e vídeo-conferência”. Acesse o site do CTE e confira seus produtos: programas de TV, web rádio, web TV, vídeos e serviços: gravação em áudio e vídeo, produção de vinheta para rádio e TV, vídeo- conferência, produção e distribuição de vídeos, videoteca. Esses muitas vezes desconhecidos do grande público do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, os projetos: Banco de Imagem, Memória Uerj em Vídeo, Rádio Uerj online, Videoteca Cidadania e Direitos Humanos, Pró-Ilha Videoteca Intinerante.

Departamento Cultural

O Departamento Cultural é responsável pelos seguintes espaços: Centro Cultural (internamente chamado de prédio dos alunos), o Teatro Odylo Costa Filho, a Galeria Cândido Portinari, a Concha Acústica e o Ecomuseu Ilha Grande.

Teatro Odylo Costa Filho

“O Teatro Odylo Costa Filho foi criado pela resolução 486/79, na gestão do reitor Caio Tácito. O término das obras e a abertura oficial ocorreram em 28 de julho de 1997, na gestão do reitor Antonio Celso Alves Pereira. Sua capacidade é de 1.106 espectadores. Tem projeto arquitetônico de Luiz Paulo Conde e Flávio Marinho Rego. Projeto acústico de Roberto Thompson Motta e projeto cênico de Fernando Pamplona. Trata-se de um espaço com acústica privilegiada e palco com excelentes dimensões, com visibilidade perfeita de qualquer lugar da plateia, além de apresentar muitas outras qualidades técnicas que o tornam um dos melhores espaços cênicos do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, em seu palco, se apresentaram grandes nomes do teatro, da música e da dança. O Teatro Odylo Costa Filho, em 2010, passou a abrigar a Orquestra Sinfônica Brasileira, que ali realiza ensaios e apresentações abertas ao público”.

Galeria Cândido Portinari

“Situada em espaço privilegiado, numa das entradas principais da Uerj, a Galeria Cândido Portinari possui em seu histórico exposições de relevo para o campo das artes e da cultura do Rio de Janeiro. Por ela já passaram obras de artistas como Emiliano Di Cavalcanti (1992), Nazareth Costa (1996), Fayga Ostrower (1997), Cristina Salgado (1998), Malu Fatoreli (1998), Livia Flores (1999), Leila Danziger (1999), Sebastião Salgado (2000) e muitos outros. Conforme sua linha curatorial atual, na galeria são realizadas mostras de artistas contemporâneos reconhecidos pela crítica por sua contribuição à produção cultural, mostras de coleções institucionais e particulares de relevo para a produção do saber acadêmico sobre arte e cultura, exposições que reflitam sobre a história da arte e da cultura no Brasil, integradas às atividades universitárias. A galeria possui sistema de refrigeração, sistema de iluminação e sistema de som. O sistema de monitoramento / acompanhamento das exposições é feito por alunos de diferentes áreas, integrantes do Programa Bolsa Cultura”.

Concha Acústica

“A Concha Acústica possui palco coberto e plateia sem cobertura, com assentos para 2 mil espectadores. Conta com dois camarins com capacidade para dez pessoas cada, duas coxias laterais de apoio com capacidade para 30 pessoas cada, cinco varas fixas tubulares (1,5 polegada) com capacidade para 300 quilos cada. Conta também com dois projetores de filmes 35mm de fabricação alemã, tela de projeção corrediça em trilhos, com duas caixas de som, uma coiadeira e dois rebobinadores de filmes de 16 e 35 mm em bom estado de conservação e poucas horas de utilização”.

Centro Cultural

No Centro Cultural estão localizados o Ateliê de Cerâmicas, o Centro de Referência do Carnaval, a Galeria Gustavo Schnoor, a Midiateca, a Musikfabrik, o Teatro Noel Rosa e dois salões.

Ecomuseu Ilha Grande

“O Ecomuseu Ilha Grande tem como um de seus principais objetivos o desenvolvimento de ações e atividades de pesquisa voltadas à preservação e difusão de conhecimentos relacionados ao meio ambiente, à história e à vida sociocultural da ilha. Local reconhecido pela beleza e riqueza naturais, a Ilha Grande, no litoral sul fluminense, possui um total de 87% de sua área preservada por legislação específica. Com área total de 193 km², é a terceira maior ilha oceânica do Brasil, com fauna e flora nativas da Mata Atlântica, rica vida marinha e relevo acidentado e montanhoso, dentre outras características. Sua história é também fortemente marcada pela presença de sistemas prisionais que ali vigoraram por cem anos (1884-1994). Com a desativação das instalações carcerárias, o turismo se tornou a base da economia local, recebendo cerca de 120 mil visitantes por ano. Considerada patrimônio ambiental, cultural e histórico, a Ilha Grande é um dos pontos turísticos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros que buscam os seus rios paradisíacos, praias, cachoeiras, enseadas, trilhas, natureza e tradicionais vilas de pescadores, repletas de especificidades e memórias locais. O Ecomuseu Ilha Grande, vinculado ao Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Uerj, possui quatro núcleos básicos – Centro Multimídia, Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente e Parque Botânico –, que funcionam de forma integrada com o meio-ambiente e a comunidade da ilha, tendo sede em Vila Dois Rios. O acesso à área é comumente feito pela trilha Abraão – Dois Rios, que percorre a antiga estrada do presídio e possui vista privilegiada. O trajeto montanhoso possui cerca de 11km, com tempo médio de 2h30 a 3h de caminhada. O museu oferece transporte para grupos de até 20 pessoas, prioridade para escolas públicas e terceira idade, mediante prévio agendamento. Abrange: Centro Multimídia, Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente e Parque Botânico. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 16h (incluindo feriados, exceto 1/1 e 25/12).

UnATI-Uerj

A Universidade Aberta da Terceira Idade-UnATI-Uerj iniciou suas atividades em 25 de agosto de 1993, com um programa destinado à população com idade mínima de 60 anos, sendo as suas atividades inteiramente gratuitas. Este programa visa contribuir para a melhoria dos níveis de saúde físico-mental e social das pessoas idosas, utilizando as possibilidades existentes na instituição universitária.

Seguindo o seu objetivo único de ser um centro de ensino, pesquisa, extensão, estudos, debates e assistência voltados para questões inerentes ao envelhecimento da nossa população e formar recursos humanos, com  Especialistas nas áreas de geriatria e gerontologia, a UnATI-Uerj, estruturada em uma micro universidade temática, vem contribuindo para a transformação do pensar da sociedade brasileira sobre os seus idosos.

A UnATI-Uerj conta com uma Coordenação de Projetos de Ensino, estruturada em um Centro de Convivência para Idosos que oferece cerca de 50 cursos/oficinas livres por ano administrados por uma Coordenação Pedagógica, além de inúmeras atividades abertas como conferências, seminários, fóruns, workshops, palestras, encontros, grupos de estudos, rodas da saúde, aulas abertas, exposições, comemorações, festas temáticas, etc., promovidas pela Coordenação de Eventos Educativos e Socioculturais.

Desde a sua inauguração, o núcleo tem sido muito procurado pela população idosa, que chega em busca de um espaço onde possa atualizar seus conhecimentos e ampliar suas redes de relações, e cabe à Secretaria Acadêmica da UnATI-Uerj administrar esta demanda.

Conta também com uma Coordenação de Projetos de Extensão que desenvolve atividades multidisciplinares, envolvendo projetos vinculados às unidades de ensino da Uerj, que buscam estes espaços para treinamento de alunos e desenvolvimento de pesquisas, e uma Coordenação de Projetos de Pesquisa que tem estudos aprofundados sobre as questões do envelhecimento humano no país e no mundo.

Nesta coordenação encontra-se o Centro de Referência e Documentação Sobre o Envelhecimento, que tem como objetivo suprir, de forma abrangente, as necessidades de pesquisa e disseminação de trabalhos nas áreas de geriatria e gerontologia, oferecendo a pesquisadores, pós-graduandos e demais estudiosos, produtos e serviços que auxiliem no aprimoramento do conhecimento e na realização de projetos de pesquisa.

Na linha da assistência à saúde, a UnATI-Uerj conta com dois ambulatórios – O Núcleo de Atenção ao Idoso (Nai) e o Serviço de Cuidado Integral a Pessoa Idosa (Cipi), integrados ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), e a Policlínica Piquet Carneiro que atende idosos.

Abordando teoria e prática, através de debates e trocas de experiências institucionais e profissionais, de uma ação multidisciplinar, e de uma completa visão do idoso como ser humano integral a UnATI-Uerj, em parceria com a Faculdade de Medicina, oferece um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu com especialização em geriatria e gerontologia, mestrado e doutorado, além de cursos de extensão e residência nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social.

Portanto, nestes 22 anos de existência a UnATI-Uerj reflete sua competência nos meios acadêmico e comunitário como o espaço que melhor espelha os assuntos referentes à geriatria e gerontologia, pois consegue a interação do tripé ensino, extensão e pesquisa.

Departamento de Extensão

“O Departamento de Extensão coordena e supervisiona as ações de extensão, classificadas em programas, projetos, cursos e eventos desenvolvidos pelas unidades acadêmicas e administrativas da Uerj”.

Acesse http://www.sr3.uerj.br/ e conheça toda a vida cultural da Uerj. Esse patrimônio está sendo ameaçado pelo sucateamento da universidade. Defenda esse patrimônio.

 

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.

UERJ: Muito além das aparências!

16/02/2017 15:57 - Atualizado em 16/02/2017 15:57

Um mundo cultural vasto

A Uerj é muito mais do que simplesmente ensino e pesquisa.

A Uerj tem um lado cultural e de extensão que vão além daquilo que possa imaginar a sua vã filosofia.

Existe uma sub-reitoria que se denomina de Extensão e Cultura. Internamente, chamamos de SR-3. Nela estão contidos o CTE, o Departamento Cultural, o Departamento de Extensão e a Universidade Aberta da Terceira Idade. Cada um deles é responsável em gerir aquilo que a Uerj devolve à sociedade do Estado do Rio de Janeiro em forma de cultura e desenvolvimento social.

CTE

“Suas principais atividades são: produção de vídeos educativos, científicos e culturais, produção de programas de TV, produção de programas de rádio, gravações em vídeo de atividades institucionais, webrádio e webtv, videoteca, cursos na área de produção de TV e vídeo e vídeo-conferência”. Acesse o site do CTE e confira seus produtos: programas de TV, web rádio, web TV, vídeos e serviços: gravação em áudio e vídeo, produção de vinheta para rádio e TV, vídeo- conferência, produção e distribuição de vídeos, videoteca. Esses muitas vezes desconhecidos do grande público do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, os projetos: Banco de Imagem, Memória Uerj em Vídeo, Rádio Uerj online, Videoteca Cidadania e Direitos Humanos, Pró-Ilha Videoteca Intinerante.

Departamento Cultural

O Departamento Cultural é responsável pelos seguintes espaços: Centro Cultural (internamente chamado de prédio dos alunos), o Teatro Odylo Costa Filho, a Galeria Cândido Portinari, a Concha Acústica e o Ecomuseu Ilha Grande.

Teatro Odylo Costa Filho

“O Teatro Odylo Costa Filho foi criado pela resolução 486/79, na gestão do reitor Caio Tácito. O término das obras e a abertura oficial ocorreram em 28 de julho de 1997, na gestão do reitor Antonio Celso Alves Pereira. Sua capacidade é de 1.106 espectadores. Tem projeto arquitetônico de Luiz Paulo Conde e Flávio Marinho Rego. Projeto acústico de Roberto Thompson Motta e projeto cênico de Fernando Pamplona. Trata-se de um espaço com acústica privilegiada e palco com excelentes dimensões, com visibilidade perfeita de qualquer lugar da plateia, além de apresentar muitas outras qualidades técnicas que o tornam um dos melhores espaços cênicos do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, em seu palco, se apresentaram grandes nomes do teatro, da música e da dança. O Teatro Odylo Costa Filho, em 2010, passou a abrigar a Orquestra Sinfônica Brasileira, que ali realiza ensaios e apresentações abertas ao público”.

Galeria Cândido Portinari

“Situada em espaço privilegiado, numa das entradas principais da Uerj, a Galeria Cândido Portinari possui em seu histórico exposições de relevo para o campo das artes e da cultura do Rio de Janeiro. Por ela já passaram obras de artistas como Emiliano Di Cavalcanti (1992), Nazareth Costa (1996), Fayga Ostrower (1997), Cristina Salgado (1998), Malu Fatoreli (1998), Livia Flores (1999), Leila Danziger (1999), Sebastião Salgado (2000) e muitos outros. Conforme sua linha curatorial atual, na galeria são realizadas mostras de artistas contemporâneos reconhecidos pela crítica por sua contribuição à produção cultural, mostras de coleções institucionais e particulares de relevo para a produção do saber acadêmico sobre arte e cultura, exposições que reflitam sobre a história da arte e da cultura no Brasil, integradas às atividades universitárias. A galeria possui sistema de refrigeração, sistema de iluminação e sistema de som. O sistema de monitoramento / acompanhamento das exposições é feito por alunos de diferentes áreas, integrantes do Programa Bolsa Cultura”.

Concha Acústica

“A Concha Acústica possui palco coberto e plateia sem cobertura, com assentos para 2 mil espectadores. Conta com dois camarins com capacidade para dez pessoas cada, duas coxias laterais de apoio com capacidade para 30 pessoas cada, cinco varas fixas tubulares (1,5 polegada) com capacidade para 300 quilos cada. Conta também com dois projetores de filmes 35mm de fabricação alemã, tela de projeção corrediça em trilhos, com duas caixas de som, uma coiadeira e dois rebobinadores de filmes de 16 e 35 mm em bom estado de conservação e poucas horas de utilização”.

Centro Cultural

No Centro Cultural estão localizados o Ateliê de Cerâmicas, o Centro de Referência do Carnaval, a Galeria Gustavo Schnoor, a Midiateca, a Musikfabrik, o Teatro Noel Rosa e dois salões.

Ecomuseu Ilha Grande

“O Ecomuseu Ilha Grande tem como um de seus principais objetivos o desenvolvimento de ações e atividades de pesquisa voltadas à preservação e difusão de conhecimentos relacionados ao meio ambiente, à história e à vida sociocultural da ilha. Local reconhecido pela beleza e riqueza naturais, a Ilha Grande, no litoral sul fluminense, possui um total de 87% de sua área preservada por legislação específica. Com área total de 193 km², é a terceira maior ilha oceânica do Brasil, com fauna e flora nativas da Mata Atlântica, rica vida marinha e relevo acidentado e montanhoso, dentre outras características. Sua história é também fortemente marcada pela presença de sistemas prisionais que ali vigoraram por cem anos (1884-1994). Com a desativação das instalações carcerárias, o turismo se tornou a base da economia local, recebendo cerca de 120 mil visitantes por ano. Considerada patrimônio ambiental, cultural e histórico, a Ilha Grande é um dos pontos turísticos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros que buscam os seus rios paradisíacos, praias, cachoeiras, enseadas, trilhas, natureza e tradicionais vilas de pescadores, repletas de especificidades e memórias locais. O Ecomuseu Ilha Grande, vinculado ao Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Uerj, possui quatro núcleos básicos – Centro Multimídia, Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente e Parque Botânico –, que funcionam de forma integrada com o meio-ambiente e a comunidade da ilha, tendo sede em Vila Dois Rios. O acesso à área é comumente feito pela trilha Abraão – Dois Rios, que percorre a antiga estrada do presídio e possui vista privilegiada. O trajeto montanhoso possui cerca de 11km, com tempo médio de 2h30 a 3h de caminhada. O museu oferece transporte para grupos de até 20 pessoas, prioridade para escolas públicas e terceira idade, mediante prévio agendamento. Abrange: Centro Multimídia, Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente e Parque Botânico. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 16h (incluindo feriados, exceto 1/1 e 25/12).

UnATI-Uerj

A Universidade Aberta da Terceira Idade-UnATI-Uerj iniciou suas atividades em 25 de agosto de 1993, com um programa destinado à população com idade mínima de 60 anos, sendo as suas atividades inteiramente gratuitas. Este programa visa contribuir para a melhoria dos níveis de saúde físico-mental e social das pessoas idosas, utilizando as possibilidades existentes na instituição universitária.

Seguindo o seu objetivo único de ser um centro de ensino, pesquisa, extensão, estudos, debates e assistência voltados para questões inerentes ao envelhecimento da nossa população e formar recursos humanos, com  Especialistas nas áreas de geriatria e gerontologia, a UnATI-Uerj, estruturada em uma micro universidade temática, vem contribuindo para a transformação do pensar da sociedade brasileira sobre os seus idosos.

A UnATI-Uerj conta com uma Coordenação de Projetos de Ensino, estruturada em um Centro de Convivência para Idosos que oferece cerca de 50 cursos/oficinas livres por ano administrados por uma Coordenação Pedagógica, além de inúmeras atividades abertas como conferências, seminários, fóruns, workshops, palestras, encontros, grupos de estudos, rodas da saúde, aulas abertas, exposições, comemorações, festas temáticas, etc., promovidas pela Coordenação de Eventos Educativos e Socioculturais.

Desde a sua inauguração, o núcleo tem sido muito procurado pela população idosa, que chega em busca de um espaço onde possa atualizar seus conhecimentos e ampliar suas redes de relações, e cabe à Secretaria Acadêmica da UnATI-Uerj administrar esta demanda.

Conta também com uma Coordenação de Projetos de Extensão que desenvolve atividades multidisciplinares, envolvendo projetos vinculados às unidades de ensino da Uerj, que buscam estes espaços para treinamento de alunos e desenvolvimento de pesquisas, e uma Coordenação de Projetos de Pesquisa que tem estudos aprofundados sobre as questões do envelhecimento humano no país e no mundo.

Nesta coordenação encontra-se o Centro de Referência e Documentação Sobre o Envelhecimento, que tem como objetivo suprir, de forma abrangente, as necessidades de pesquisa e disseminação de trabalhos nas áreas de geriatria e gerontologia, oferecendo a pesquisadores, pós-graduandos e demais estudiosos, produtos e serviços que auxiliem no aprimoramento do conhecimento e na realização de projetos de pesquisa.

Na linha da assistência à saúde, a UnATI-Uerj conta com dois ambulatórios – O Núcleo de Atenção ao Idoso (Nai) e o Serviço de Cuidado Integral a Pessoa Idosa (Cipi), integrados ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), e a Policlínica Piquet Carneiro que atende idosos.

Abordando teoria e prática, através de debates e trocas de experiências institucionais e profissionais, de uma ação multidisciplinar, e de uma completa visão do idoso como ser humano integral a UnATI-Uerj, em parceria com a Faculdade de Medicina, oferece um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu com especialização em geriatria e gerontologia, mestrado e doutorado, além de cursos de extensão e residência nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social.

Portanto, nestes 22 anos de existência a UnATI-Uerj reflete sua competência nos meios acadêmico e comunitário como o espaço que melhor espelha os assuntos referentes à geriatria e gerontologia, pois consegue a interação do tripé ensino, extensão e pesquisa.

Departamento de Extensão

“O Departamento de Extensão coordena e supervisiona as ações de extensão, classificadas em programas, projetos, cursos e eventos desenvolvidos pelas unidades acadêmicas e administrativas da Uerj”.

Acesse http://www.sr3.uerj.br/ e conheça toda a vida cultural da Uerj. Esse patrimônio está sendo ameaçado pelo sucateamento da universidade. Defenda esse patrimônio.

 

 

Diácono Marcos Gayoso
Autor

Diácono Marcos Gayoso

Relações Públicas da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese do Rio de Janeiro (CADIPERJ)